NOSSA HISTÓRIA
ONG O AMOR AGRADECE
Começamos como uma iniciativa organizada de forma horizontal, com o objetivo de entregar comida a quem tem fome, em 2018, entre amigos, cozinhando e entregando coletivamente, por volta de 150 quentinhas.
Com a pandemia e a restrição de contato, desenvolvemos núcleos menores, cada pessoa em sua casa. Recomeçamos com 9 mulheres cozinhando e entregando, sempre formando equipes com quem as pessoas já conviviam naquele momento.
Formamos núcleos de pessoas voluntárias, que eram liderados por outras pessoas voluntárias, divididos em regiões da cidade de São Paulo e em Guarulhos. Éramos 12 núcleos, distribuindo 3500 quentinhas por semana.
Em rede, conseguíamos entregar um prato de comida pra quem tem fome todos os dias da semana. A partir de 2023, nosso foco passou a estar no fortalecimento das cozinhas comunitárias parceiras e na formação de mulheres periféricas.
Quem tinha o dom
da panela, COZINHAVA
Quem tinha carro,
fazia as ENTREGAS
Quem tinha dinheiro
ou alimentos, DOAVA
Em cada marmita, uma dose de amor, de dignidade, de acolhimento e de saúde pra quem mais precisa.
As tampas pintadas se tornaram uma assinatura do projeto. Uma forma de entregar ainda mais do que comida boa e saudável.
NOSSA TECNOLOGIA SOCIAL
HISTÓRICO
Turning point pandêmico
O AMOR EM NÚMEROS
marmitas
doações
101 mil
Os números correspondem até 2022, correspondendo à data desse tipo de operação. A partir de 2023, nosso foco passou a estar no fortalecimento das cozinhas comunitárias, e não na entrega de refeições
PARCERIAS
De onde vinham os alimentos
PARCERIA COM INSTITUTO KAIRÓS
E FRENTE ALIMENTA
Desde 2022, com fomento de patrocinadores, compramos produtos agroecológicos de 327 famílias de agricultores rurais e 4 agricultores urbanos para utilizar nas nossas cozinhas localizadas em comunidades, garantindo alimentação mais rica e saudável a quem está nas bordas da cidade e mais sustento aos pequenos produtores rurais.
PARCERIA COM PASSARINHA ORGÂNICA
De 2020 a 2022, os clientes da empresa tinham a opção de incluir em seus pedidos de orgânicos a doação de quantos quilos de alimentos que querim para O Amor Agradece. O Núcleo de Pinheiros usava esses orgânicos na produção de cerca de 500 marmitas semanais destinadas a comunidades da zona oeste e da zona leste da cidade. Em dois anos, já recebemos mais de 8 toneladas de alimentos nesse sistema.
DOAÇÕES
Pessoas físicas, empresas e boxes do Ceagesp doavam mantimentos, que eram utilizados por nossas cozinheiras ou distribuídos diretamente às comunidades. Em dois anos, foram mais de 20 toneladas.