QUEM SOMOS
Buscamos apoiar um ciclo alimentar que promova autonomia e o direito à alimentação de todos, regenerando relações, a cidade e o planeta.
Acreditamos na coletividade liderada por quem conhece suas comunidades por dentro e pode fazer da cozinha e do ato de cozinhar um motor de cura, alegria, criatividade e ganho de qualidade de vida para todos os seres ao redor.
We believe in community leadership from those who deeply understand their own communities and can turn the kitchen and the act of cooking into a source of healing, joy, creativity, and an improvement in quality of life for everyone around them.
NOSSO IMPACTO
FORTALECIMENTO COMUNITÁRIO
Trabalhamos junto a líderes comunitários que conhecem as necessidades de suas áreas, distribuindo 3 mil refeições saudáveis por mês a pessoas em situação de vulnerabilidade social, ampliando o leque de alimentos saudáveis a que essas pessoas têm acesso.
AUTONOMIA ALIMENTAR
A formação inclui o aproveitamento integral de alimentos, a adaptação de receitas de base vegetariana, conhecimentos de agroecologia e a estruturação de cardápios equilibrados e de baixo custo à base de legumes, frutas e vegetais.
AGRICULTURA FAMILIAR
FORMAÇÃO DE MULHERES PERIFÉRICAS
A formação em Cozinha Saudável, amplia oportunidades de conquistar autonomia financeira, independência econômica e profissional, e auto estima, especialmente para aquelas em situação de vulnerabilidade.
Os insumos usados nas cozinhas comunitárias, vem de pequenos agricultores do cinturão verde da cidade, promovendo o acesso a alimentos frescos e saudáveis, apoiando a permacultura e o ciclo saudável alimentar. Além disso, todo feijão, arroz e fubá são agroecológicos.
1.200 PESSOAS IMPACTADAS DIRETAMENTE
+ 4.500, INDIRETAMENTE
35.000 REFEIÇÕES
8 toneladas DE ALIMENTOS AGROECOLÓGICOS
120 PRODUTORES RURAIS BENEFICIADOS
RESULTADOS
Desde 2020, começamos a construir a cozinha da Academia Carolinas, em Cid. Tiradentes.
E assim, em 2023, foi possível iniciar o projeto da formação das cozinheiras. Com esse sucesso, começamos a estabelecer cozinhas comunitárias no Jardim Carumbé e na Favela do Sapo, com planos de expansão para o Jardim Robru em 2024.
dados de 2023, até ago/2024
Alimentos antes desconhecidos, como cenoura, beterraba e abacaxi, foram incorporados na dieta. Os relatos das famílias beneficiadas pelas refeições produzidas nas cozinhas e das mulheres que passam pelas formações, mostraram empoderamento coletivo, mudanças em hábitos alimentares, aumento na curiosidade, criatividade e profundidade na relação com alimentos e redução no consumo de ultraprocessados.
+ Projeto-piloto do Restaurante Popular e a Cozinha-Escola das Carolinas
+ Criação de 10 produtos comerciais
+ Plano de negócio
+ 21 mulheres formadas em gastronomia social, saudável e sustentável, sendo 12 contratadas para o restaurante popular
Colaboração e autonomia
Nossos valores se baseiam na colaboração, e acreditamos que o fortalecimento da nossa rede é essencial para a transformação social e o desenvolvimento de uma cultura mais saudável e interdependente.
Estabelecemos parcerias fundamentais com lideranças comunitárias, como a família do Carlos Silva, o Ney, na Favela do Sapo, e Marisa Mateu, no Jardim Carumbé, além de organizações como a Academia Carolinas na Cidade Tiradentes e a “Independência em Foco” no Jardim Robru. Essas lideranças conhecem profundamente suas comunidades e são essenciais para um sucesso sustentável da iniciativa.
Nossa rede também inclui o Instituto Kairos e a Frente Alimenta, que nos conectam a produtores agroecológicos urbanos, como Dona Sebastiana em São Mateus. Nada disso seria possível sem nossa parceira nutricionista, a Leila D'Barsolles, “Da Terra ao Prato” liderando a formação da Cozinha Saudável, criando oportunidades de entrada no mercado de trabalho. Além disso, O Armazém do Campo é um parceiro vital, fornecendo grãos essenciais e apoiando um ciclo alimentar saudável.
O QUE BUSCAMOS
Combate à fome e justiça climática
Fortalecemos as cozinhas comunitárias para promover uma
cultura alimentar sustentável e saudável, baseada na justiça ambiental e na resiliência climática. Respeitamos e fortalecemos a biodiversidade através da permacultura, evitando o uso de insumos com agrotóxicos.
Apoiamos a agricultura familiar e a economia local,
garantindo acesso à refeições nutritivas para as comunidades periféricas.
Combatemos a dependência de produtos industrializados e ultraprocessados.
Promovemos a educação alimentar e a reutilização de alimentos, contribuindo para a redução do desperdício e incentivando práticas de consumo mais conscientes.
Além disso, fortalecemos o resgate de saberes das
comunidades de origem e reconexão com a terra.